quarta-feira, setembro 05, 2007

Instalando java no Kubuntu

Ok, vc quer programar em java, dá o famoso comando javac e aparece comando não encontrado? Antes de tudo, verifique se comando não está em alguma pasta escondida:
$ sudo updatedb
(irá atualizar a lista de arquivos que existentes)

$ sudo locate javac | grep bin
(irá mostrar todos os arquivos chamados javac, que tenham "bin" no caminho)
Caso não exista, no kubuntu 7.04, basta digitar:
$ sudo apt-get install sun-java5-jre
(para executar os programas)

$ sudo apt-get install sun-java5-jdk
(para compilar os programas)
Ele irá baixar uns 50 MB e voa-lá! Tudo deve dar certo...

Mas se a lei de Murphy estiver a todo vapor, na hora de executar, com o comando java, dará um erro parecido com:
Exception in thread "main" java.lang.UnsupportedClassVersionError: Programinha (Unsupported major.minor version 49.0)
Eu não estou com tempo pra ver o que é isso....mas se vc digitar
$ sudo update-alternatives --config java
Irão aparecer várias alternativas...bom, no meu caso apareceram 4 "javas" para serem utilizados. Vc pode chutar um por um e ver quando dá certo...eu escolhi o
/usr/lib/jvm/java-1.5.0-sun/jre/bin/java
E agora funfa!

Obs1: se foi útil pra vc, me avise...
Obs2: se falei besteira, me avise tbm...java não é meu forte...

Aquele abraço!




Nenhum comentário:

Postar um comentário