quinta-feira, junho 01, 2006

Fazendo seu computador receber comandos de voz no Linux

Antes de tudo saiba que esse tutorial só funciona para Linux baseados no Debian (Ubuntu, Kubuntu, Mepis, Kurumin)

1. Instale o PerlBox ( http://perlbox.sourceforge.net/)

https://sourceforge.net/project/showfiles.php?group_id=44421
(baixe o .deb e instale clicando nele ou use o dpkg -i)

2. Instale o Sphinx-2 ( http://cmusphinx.sourceforge.net)

apt-get install sphinx2-bin

3. Instale o Festival

apt-get install festival

Pronto!

Agora vá em um terminal e execute o perlbox, e clique em iniciar (não lembro o nome do botão, já desistalei tudo!...bom, quando aparecer listening, na janela aberta, é só falar)

Comigo funcionou os seguintes comandos:

Diga "home" (no microfone, é claro), e o konqueror irá abrir!
Diga "music", e o XMMS irá abrir.
Diga "terminal" e o xterm irá abrir.

Se não está funcionando faça duas coisas:

1) Regule melhor o microfone...pode estar muito baixo ou muito alto (gerando ruído)

2) Arraste uma barrinha para esquerda (que está nas opções dessa janela)...assim, o computador
fica menos "fresco" ao que está sendo dito, e entende mais facilmente.....o único problema é
que se ficar muito tolerante, qualquer conversa no microfone irá abrir algum aplicativo...(isso aconteceu comigo! O kate abriu do nada!)

Bom, na verdade eu já desistalei tudo isso por que encheu minha paciência ficar falando quatro vezes até ele me obedecer.....mas é uma boa experiência....dá pra ter uma noção do que nos aguarda no futuro......postarei aqui futuramente um possível diálogo

--
Tops

Nenhum comentário:

Postar um comentário